"ESCUTA" ESSA!

As produções da propaganda, narradas por quem "sobreviveu" pra contar essas histórias!

As histórias, locais e os protagonistas, são verdadeiros. Tudo aconteceu exatamente como está narrado.

Ilustrações by Mauro Machado de Oliveira. Born to Paint! Textos: Luciana Meregalli e Waner Biazus

"Foi tudo filmado por uma equipe de São Paulo!"

Foi o que o empresário falou, todo cheio de si, ao ser entrevistado.

E o clipe tinha sido feito por nós, a "Turma do Chaves," aqui da região...

O pessoal da Exacta (Planet House) estava trabalhando na filmagem do lançamento de um produto inédito. O equipamento era uma Arriflex 35mm, com lente telephoto 600mm da "Michelin Filmes". Era a única maneira de filmar em película 35mm com o orçamento super baixo. O Michelin filmava por hobby e cobrava quase só a mão de obra. O fotógrafo Dariano era o diretor de fotografia e o Waner Biazus, o diretor de cenas.

Essa equipe estava realizando um grande milagre, pois estava trabalhando com apenas 5 latas de negativo 35mm (era quase impossível fazer algo bom com tão pouco material), que dava aproximadamente uns 15 minutos de cenas.

Imagine! O clipe final ficou com 3 minutos de duração. Um trabalho desses precisaria de umas duas horas corridas de material bruto filmado e a equipe tinha um pouco mais de 15 minutos. Depois de filmado, foi telecinado (passado de filme para vídeo) em SP e finalizado na RBS (TV Gaúcha na época), porque ficava caro demais editar o filme em moviola, e isso só era feito em São Paulo.

A produção foi terrível, porque tudo teve que ser ensaiado dezenas de vezes, já que as latas de filme eram escassas. Para piorar, os atores eram modelos e não profissionais. O equipamento de iluminação também não era o adequado para o trabalho (o Biazus chamava de "iluminação de jardim", ruim de trabalhar que nossa!), mas era o que o orçamento oferecia.

As locações foram feitas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Porto Alegre, gerando mais confusão, mas essa é outra história...

Depois de toda essa "pendenga", o comercial foi finalizado, levado ao ar e foi o maior sucesso. A veiculação era assim: terminava o Jornal Nacional, iniciava o clipe de 3 minutos. O clipe terminava e já começava a novela. Não tinha como não ver!

Com esse clipe, a empresa (que era nova no mercado) e o seu nome (que também era novo no mercado) foram lançados no concorridíssimo mercado de abrangência do tal produto. O próprio produto que aparecia no filme era uma grande novidade. Tanto que o dono da empresa e o arquiteto que o criou, só viram o produto completamente montado na hora da filmagem. Enfim, o trabalho foi tão bem aceito que recebeu centenas de telefonemas e cartas elogiando e pedindo onde e por quem tinha sido feito.

E o dono da empresa, nas entrevistas, dizia:

"Esse VT foi filmado por uma equipe, de primeira linha, de São Paulo! Eu trabalho sempre com os melhores!" (na época fazer com SP era "alto status").

Isso doeu, porque tinha sido feito aqui, no interior do RS, pela "Turma do Chaves!"

Pelo menos valeu a experiência e o sucesso do trabalho!

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